Acreditação de escolas

Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico.

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[Publicado em: 01 de abril de 24]

O Sistema de Acreditação de Escolas Médicas, do Conselho Federal de Medicina (SAEME-CFM) foi tema de reunião entre seus representantes e o plenário do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), em 21 de março. Na ocasião, o conselheiro federal Donizetti Dimer Giamberardino Filho, e o professor titular da Faculdade de Medicina da USP, Milton de Arruda Martins, coordenador executivo da SAEME-CFM fizeram uma apresentação aos conselheiros de São Paulo, com vários tópicos relativos a essa iniciativa voltada a defender a ética e a qualidade do ensino médico. 

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Criado pelo CFM, com o apoio de especialistas da área médica, o SAEME-CFM, conforme informam seus gestores, considera fundamental que os cursos de medicina acreditados em um determinado momento e contexto mantenham a qualidade certificada durante o período de acreditação – seis anos –, até que sua renovação ou nova avaliação se concretize. Para isso, utiliza duas estratégias principais: vigilância ativa (anual) ou surveillance; e acompanhamento trienal, por meio de relatório em formulário específico, encaminhado por representantes do curso acreditado. 

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Acompanhamento anual e trienal 

O acompanhamento anual possibilita a identificação de transformações positivas ou negativas em um curso, ao longo do período de acreditação. Pela vigilância ativa (anual) ou surveillance analisa-se, por exemplo, indícios de irregularidades ou denúncias veiculadas pela mídia (relacionadas ao curso ou a mantenedora, ao processo de ingresso, etc.); de irregularidades no processo de regulação; e mudanças na mantenedora ou do corpo docente, entre outros. 

Pelo seguimento trienal, viabilizado por meio relatório em formulário obtido no site da SAEME-CFM, (link para https://www.saeme.org.br/portugues/acompanhamento-escolas-acreditadas) são avaliados dados como a situação do curso, considerando o intervalo de tempo da visita presencial e acreditação e o momento atual; como foi o encaminhamento das recomendações, para superar insuficiências; se (e como) as boas práticas identificadas continuam se desenvolvendo regularmente; e se ocorreram inovações ou interrupções. 

O sistema proposto pelo CFM tem como valores norteadores ética, transparência, independência, qualidade e responsabilidade social, tendo surgido da demanda de uma maior participação das escolas médicas, das entidades profissionais e da sociedade no desenvolvimento de uma visão crítica sobre a qualidade da formação médica no Brasil, e da necessidade de divulgar um processo de acreditação transparente e independente.

Os padrões de qualidade do SAEME-CFM, inclusive, foram reconhecidos internacionalmente, em 2019, por diplomação recebida da World Federation of Medical Education. 

Conheça mais o SAEME-CFM acessando: https://www.saeme.org.br/.

Fonte: Cremesp

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Apresentação

O Conselho Federal de Medicina (CFM), com o apoio de especialistas da área médica, desenvolveu e implementou do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME-CFM), reafirmando os compromissos com o exercício profissional ético e a formação de médicos competentes e adequados às necessidades do País.

Ética, transparência, independência, qualidade e responsabilidade social são os valores que norteiam a iniciativa. Ancorado neste escopo, o SAEME-CFM nasce da demanda de maior participação das escolas médicas, das entidades profissionais e da sociedade no desenvolvimento de uma visão crítica sobre a qualidade da formação médica no Brasil, e da necessidade de apresentar à sociedade um processo de acreditação transparente e independente.

Conheça um pouco mais da proposta do SAEME-CFM, que, por meio da adesão voluntária de instituições de ensino, contribui para o aprimoramento da formação médica no Brasil.

O SAEME-CFM recebeu em abril de 2019 o reconhecimento pela World Federation of Medical Education, por 10 anos, sem condições, indicando que o SAEME-CFM tem os padrões de qualidade reconhecidos internacionalmente.

Fonte: SAEME

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