Notícia

Prefeito reafirma compromisso da Prefeitura com o HIDS

Em encontro do Conselho do Hub Internacional, prefeito disse que projeto é prioritário e apresentou avanços da Administração.

A região da Avenida Amoreiras, próxima ao bairro São Bernardo em Campinas, é uma área bastante movimentada da cidade. A avenida é uma das principais vias de acesso à região central de Campinas e também é conhecida por abrigar diversos estabelecimentos comerciais, como supermercados, lojas, restaurantes e farmácias.

O bairro São Bernardo, que faz divisa com a Avenida Amoreiras, é um bairro residencial com uma grande variedade de imóveis, especialmente comerciais. Além disso, o bairro também conta com algumas escolas e Hospital Municipal Dr. Mário Gatti.

A área do HIDS está incluída no Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS), que também abrange a região onde fica o Polo de Alta Tecnologia e seu espaço de ampliação, os campi da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas), além de entidades, empresas privadas e propriedades rurais. Originalmente, o Hub foi pensado como uma estrutura a ser criada na Fazenda Argentina – área de 1,4 milhão de metros quadrados adquirida pela Unicamp em 2013, contígua ao campus. Com o avanço da prospecção do projeto, que deverá concentrar uma série de atividades, a área alvo de planejamento passou a ser de 11,3 milhões de metros quadrados.


<< Fuja do aluguel e tenha seu próprio apartamento em Campinas! Conheça nosso imóvel de 2 quartos no Jardim do Lago 2, com armários planejados, cozinha planejada, portaria 24 horas e muitas outras vantagens. Agende uma visita agora mesmo!>>

Prioridade

“Dentro do nosso governo, o HIDS é prioritário. Não há um projeto na área de tecnologia como esse no Brasil. Além de termos a área física, também temos os atores. É uma proposta maravilhosa, fundamental para a cidade, e temos avançado bastante no que concerne à Prefeitura”, afirmou o prefeito Dário.

Ele elencou ações que já estão sendo realizadas por sua gestão que contribuem para o desenvolvimento do projeto como, por exemplo, os debates realizados com a comunidade para aprovação do Projeto de Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo do PIDS que levará à mudança do zoneamento da área do PIDS (que abrange o HIDS). A segunda rodada de oficinas sobre o tema com moradores de Barão Geraldo começou na última terça-feira, dia 2. Leia mais aqui.

A reunião foi conduzida pelo professor Mariano Francisco Laplane, responsável pela coordenação executiva do projeto do HIDS.

“A agenda 2023 está sendo executada com resultados positivos e nosso desafio é dar visibilidade e ganhar o apoio da cidade de Campinas”, destacou.

O reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, Tom Zé, por sua vez, disse que tem procurado divulgar o hub em todas as instâncias, como o governo federal, e que espera que em um futuro próximo surjam projetos embrionários dentro do hub. Ele destacou que a participação da Prefeitura é essencial. Isso também foi enfatizado pelo reitor da PUC-Campinas, Germano Rigacci Júnior, que frisou ainda que o Conselho está em um momento importante na trajetória de discussão do HIDS.

Antes da reunião, o prefeito foi recebido pelo superintendente do Instituto Eldorado, Roberto Soboll. Dário Saadi conheceu as instalações e laboratórios do Instituto, organização que também integra o Conselho do HIDS, e que trabalha nas áreas de software, hardware, microeletrônica, ensaios e testes, educação e consultoria, com projetos com foco em tecnologia e inovação.

Além de Roberto Soboll, participaram do encontro outros membros do Conselho e as secretárias municipais de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat; e de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi.

<< Terreno no Parque das Universidades: o lugar perfeito para construir a sua casa dos sonhos>>

 

Fonte: Prefeitura de Campinas

Conecte-se com um Corretor imobiliário