Home / Negócios Imobiliários / Seplurb propõe novo fluxo para unir ações na aprovação de loteamentos

Seplurb propõe novo fluxo para unir ações na aprovação de loteamentos

Notícia

SEPLURB propõe novo fluxo para unir ações na aprovação de loteamentos

Aglutinação de processos de cadastramento e parcelamento do solo visa agilizar aprovações para novos loteamentos no Município.

A Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) de Campinas pretende aglutinar as ações que envolvam aprovações de cadastramento de glebas e parcelamento de solo para projetos de loteamentos urbanos com a implantação de um novo fluxo de trabalho. A proposta foi idealizada pelo Departamento de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Deplan) da pasta, que apresentou uma minuta aos representantes da Associação de Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (AELO) durante reunião na manhã desta sexta-feira, 24 de fevereiro, na Prefeitura.  

“A ideia é unir dois fluxos que temos hoje na pasta para que sejam analisados concomitantemente: o de cadastramento de gleba e o do projeto para loteamento nesta área. Hoje são feitos separadamente, um após o outro. Com a mudança que estamos avaliando, seriam feitos ao mesmo tempo”, explica a secretária de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho.

Agora, após a apresentação ao setor de loteamentos, a secretária espera que possam ser feitas contribuições.

“Vamos aguardar a avaliação dos empreendedores para saber a opinião deles e também sugestões de melhoria”, diz Baracat.

Segundo o estudo, seria um processo único e tornaria possível emitir o Relatório de Análise Conceitual (RAC) junto com a Certidão de Diretrizes Urbanísticas (CDU) a partir da análise do projeto de loteamento proposto. O coordenador do Departamento de Parcelamento do Solo (CDPS) da Seplurb, Fernando Perri Satorres, diz que hoje o processo é horizontal e, com a mudança, se tornaria vertical, com o projeto sendo analisado por vários setores da Seplurb e da Prefeitura, como a Secretaria do Verde, que verifica as diretrizes ambientais, ao mesmo tempo.

A ação visa atender exclusivamente o cadastramento de glebas urbanas com fins de loteamento.

“Em 2021, com a criação do Grupo de Análise de Loteamentos (GAL) na Seplurb, já houve um ganho de agilidade na análise desses processos”, lembra a secretária.

Baracat estima que analisar os dois fluxos ao mesmo tempo tornaria possível reduzir em cerca de um ano o processo como um todo, do cadastramento de glebas e da aprovação prévia para loteamentos urbanos. Hoje, em média, são dois anos para o processo de cadastramento de glebas e o da liberação da análise prévia do loteamento em área urbana em Campinas.

Fonte: Prefeitura de Campinas

>> Imóveis em Destaque

Conecte-se com um Corretor imobiliário


Iniciar

Marcado:

ImobNow

Os principais acontecimentos e tendências do mercado imobiliário de Campinas.

Newsletter Form (#3)