Como sublocar um espaço em seu escritório, clínica, consultório ou em sua empresa

Obter o máximo retorno do seu investimento em imóveis criando um coworking

Sublocar espaços de trabalho podem agregar valor tanto para sua atividade quanto para seus resultados, independentemente do tamanho da sua empresa. O objetivo principal de qualquer escritório, clínica ou consultório é obter o máximo de lucro possível com a atividade, conservando e ampliando a base clientes, desenvolvendo novos negócios e fortalecendo a core business da atividade.

Além da atividade principal, vem aumentando significativamente a sublocação de salas e espaços em escritórios, clínicas, consultórios e nas empresas. Mas não é apenas uma tendência em Campinas e região. Os espaços colaborativos estão em alta nas capitais e região metropolitanas, os chamados coworking.

🌐 Tendência de Mercado: Como criar um coworking em seu escritório, clínica, consultório ou em sua empresa

Por que o aumento repentino?

Escritórios, clínicas, consultórios e empresas de todos os tamanhos estão adotando espaços de colaborativos, isto é, sublocando salas e espaços dentre de seus negócios – e por boas razões.

Seja você um advogado, engenheiro, contador autônomo ou uma grande clínica médica, os espaços de trabalho colaborativos oferecem enorme benefícios.

O que é um espaço de trabalho colaborativo?

Espaços de trabalho colaborativos são escritórios nos quais profissionais de várias áreas trabalham sob o mesmo teto.

Os profissionais compartilham um espaço de trabalho colaborativo, mas também compartilham trabalhos e indicações (remuneradas).

O espaço geralmente é composto por uma mistura de profissões complementares e áreas comuns compartilhadas que permitem interação entre todos durante todo o dia de trabalho.

Um fato importante a ser observado: um espaço colaborativo não significa necessariamente que o profissional não terá privacidade.

Na maioria dos casos, o profissional terá uma sala privada para atendimento de seus clientes. Mas eles ainda terão a oportunidade de acessar áreas comuns com comodidades (café, área de descanso, cozinha etc.).

Além de que os contratos de sublocação serem mais longos do que de um coworking, diminuindo a rotatividade da sala e espaço de um escritório, clínica, consultório ou da empresa.

1. Amplie suas atividades

Para você ter uma ideia, várias especialidades e negócios novos em um mesmo espaço tem um custo significativo e não é certeza que você verá resultados, mas terá as despesas com a contratações dos profissionais, os impostos incidentes e as demais despesas.

Que tal fazer um teste, sem muito custo e ainda receber por isso?

A sublocação de espaços colaborativos oferece essa vantagem.

É uma maneira prática de montar uma equipe altamente especializada, expanda seus negócios com uma nova área de atuação em parceria com o sublocatário, sem ter que se comprometer com as despesas trabalhistas e previdenciárias.

Com a sublocação de uma sala ou espaço em seu escritório, clínica, consultório ou empresa, você tem novas opções para seus clientes, sem comprometer caixa ou engessar a operação.

Recentemente houve um aumento de demanda em processos previdenciários em nosso escritório de advocacia em razão da recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou constitucional a “revisão da vida toda” contra o INSS.

Embora não atue na área estamos buscando advogado(a) especialista em previdenciário para alugar uma de nossa sala, com isso aumentamos o portifólio de serviços do escritório, sem aumentos de custos.

2. Networking de alto nível

Quando você subloca uma sala ou espaço em seu escritório, clínica, consultório ou empresa há muito mais que negócios.

Há sim objetivo comum estabelecido: Um espírito de grupo e cooperativo, com pleno respeito entre os profissionais e usuários do espaço.

É a oportunidade de interação entre os profissionais. Esse fluxo de conhecimento e criatividade pode ser um grande benefício.

Oportunidade de networking de alto nível entre profissionais, colaboradores e usuários.

3. Sublocação é legal

Para você que pretende sublocar uma sala ou espaço do escritório, clínica, consultório ou da empresa é perfeitamente lícita a sublocação.

São as mesmas regras da locação.

Algumas informações importantes.

Se você não for proprietário do imóvel, a sublocação deve ser permitida no contrato de locação originário.

No caso de locação, para o proprietário de imóveis comerciais é muito interessante, mais difíceis de alugar, especialmente na atual crise financeira do país.

O contrato de sublocação é distinto do contrato de parceria.

A sublocação pode acabar, mas a parceria não ou vice-versa.

Ou por outra, se tiver problemas com o sublocatário e tiver negócios com ele, uma questão não prejudica a outra.

Você pode despejá-lo, sem que prejudique eventuais participações em honorários profissionais fiquem prejudicadas.

Mas atenção nesses casos complexos sempre procure seu advogado para elaboração de ambos os instrumentos contratuais.

Por final, a receita bruta decorrente da sublocação deve ser tributada na forma do Anexo III da Lei Complementar nº 123, de 2006 (Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte – Simples) e não impede a permanência no Simples Nacional.

🌐 Tendência de Mercado: Como criar um coworking em seu escritório, clínica, consultório ou em sua empresa

4. O máximo retorno

A maioria dos escritórios, clínicas, consultórios ou empresas que sublocam salas ou espaços vem o aluguel recebido com uma redução de despesas do imóvel ou como uma “renda extra”.

A sublocação significa obter o máximo retorno do seu investimento imobiliário por m². Antes de mais nada, o aluguel obtido com a sublocação de salas ou espaços de escritórios, clínicas, consultórios ou empresas são considerados retorno de investimentos em imóveis.

É investimento em fluxo de caixa, porque terá o aluguel da sublocação mensalmente do profissional sublocatário.

É fluxo de caixa, com o tempo, que gera o lucro real.

Publicado originalmente em 27 de fevereiro de 2023, no site Locação sem Complicação.

Equipe Webprop®

A maneira + eficaz de ficar por dentro das tendências do mercado imobiliário de Campinas.

 

+ Transforme sua experiência imobiliária!

Para proprietários de imóveis comerciais nos bairros Jardim Proença, Jardim Guarani, Jardim Paraíso e Jardim Carlos Lourenço< jardim dos Oliveiras e Parque Prado e região.

Oferecemos uma jornada completa, desde a avaliação até o término da locação comercial, tudo em uma plataforma integrada.

QUERO CONHECER A MELHOR ESTRATÉGIA PARA MEU IMÓVEL COMERCIAL

+ Seu Escritório, do Seu Jeito!

Início Como sublocar um espaço em seu escritório, clínica, consultório ou em sua empresa