Notícia

Campinas terá Selo de Qualidade de Vida Urbana para empreendimentos imobiliários inovadores

Objetivo é estimular o setor a criar projetos com soluções sustentáveis que elevam os parâmetros obrigatórios da legislação urbanística e a qualidade de vida na cidade.

Campinas terá um Selo de Qualidade de Vida Urbana para reconhecer e dar destaque aos projetos de empreendimentos no setor imobiliário que apresentem boas práticas e se destaquem, agregando soluções inovadoras que vão além dos parâmetros obrigatórios da legislação urbana. A Prefeitura, que será a certificadora, oficializou na manhã desta quinta-feira, 5 de outubro, a contratação da empresa de consultoria que trabalhará na construção das categorias, critérios e indicadores do selo.

Campinas terá Selo de Qualidade de Vida Urbana para empreendimentos imobiliários inovadores
 
Em uma reunião na Sala Azul do Paço Municipal, o prefeito Dário Saadi e as secretárias de Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho, e em exercício de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Marcela Puppin, apresentaram a ideia a representantes dos setores da construção civil da cidade e autoridades. O selo chancelará boas iniciativas e incentivará a inovação, buscando ampliar a qualidade de vida na cidade, com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e nos princípios de gestão Ambiental, Social e de Governança (ASG).
“É um norte que a cidade vai dar, um selo de que aquele imóvel passou por um processo não só de construção mas de concepção respeitando o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Acredito que será um diferencial para os empreendimentos que terão esse selo no futuro”, avaliou o prefeito Dário Saadi. “Vivemos um momento de mudança climática que já é uma realidade. E cabe ao Poder Público enfrentar a situação. Criar indicadores que mudem essa realidade, fazendo um equilíbrio para que os empreendimentos tenham viabilidade e respeitem o meio ambiente, vai fazer do Selo de Qualidade de Vida Urbana de Campinas uma referência para o mercado. As pessoas estão mudando seu padrão de consumo e vão querer comprar um imóvel que esteja respeitando o consumo consciente”, afirmou.
A iniciativa da Prefeitura será estruturada por critérios a serem desenvolvidos por uma consultoria especializada, a Urban Systems, contratada por meio de licitação para construir os indicadores do selo. O resultado do processo foi publicado no Diário Oficial do Município de 21 de setembro. 
 
O encontro desta quinta-feira oficializou o contrato da Prefeitura com a empresa. Ao lado do prefeito e das secretárias, participaram do ato o fundador da empresa da Urban Systems, Thomaz Assumpção, e coordenadora do projeto Giovana Ulian. A Câmara Municipal foi representada pelo seu presidente, Luiz Carlos Rossini, e também estiveram presentes o vereador Paulo Gaspar, que destinou os recursos, por emenda impositiva, utilizados pela Prefeitura na contratação da consultoria técnica, e o vereador Zé Carlos.
 
O setor da construção civil foi representado na apresentação do Selo de Qualidade de Vida Urbana pela diretora do Secovi-SP em Campinas, Kelma Camargo; pelo diretor do Sinduscon regional do SindusCon-SP, Márcio Benvenutti; e pelo delegado regional em Campinas da Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento do Estado de São Paulo (Aelo), Clóvis Cabrino Júnior. Todas exaltaram a iniciativa da Prefeitura como positiva, definindo como arrojada e que agregará qualidade técnica ao somar atributos para projetos diferenciados e será um grande marco para Campinas. 

O Selo

O Selo de Qualidade de Vida Urbana de Campinas é uma proposta inovadora. As soluções a serem incentivadas pelo selo destacarão os empreendimentos que promovam a melhoria da qualidade de vida de seus moradores e frequentadores, por meio de ações apoiadas nos princípios do Desenvolvimento Urbano Sustentável.
“Temos em Campinas empreendedores preocupados com o futuro e a qualidade de vida urbana e muitos projetos que já estão sendo realizados aqui trazem esses conceitos inovadores. Acreditamos que o Selo de Qualidade de Vida Urbana será o incentivo que a Prefeitura dará ao mercado para criarmos uma nova cidade pautada no desenvolvimento sustentável, com projetos de alta qualidade urbanística que eleve também a qualidade de vida”, explica a secretária municipal de Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho.
As boas práticas na construção civil poderão ser de empreendimentos verticais e horizontais, residenciais e não residenciais, e também de projetos de parcelamento do solo para loteamentos e construções de bairros com mais qualidade de vida e baseados nas boas práticas do urbanismo para pessoas. O selo será concedido com o alvará de aprovação e/ou de execução do projeto ou a licença de instalação.
 
A Urban Systems, consultoria selecionada na licitação para a construção do selo, é especializada no desenvolvimento de ranqueamento de dados urbanísticos de municípios. A empresa é responsável pelo Ranking Connected Smart Cities e pelo Ranking das Melhores Cidades para Negócios, publicados pela revista Exame desde de 2015, que analisam e ranqueiam dados de desenvolvimento dos municípios brasileiros por eixos, região, porte de cidade e por estado. 
“É uma consultoria gabaritada e reconhecida. Agora, estamos iniciando o processo de construção do selo que deverá ser lançado no próximo ano”, adianta a secretária de Urbanismo. Segundo ela, serão três meses de trabalho para a construção dos critérios técnicos do Selo de Qualidade de Vida Urbana. O cronograma de trabalho começa ainda em outubro e prossegue até janeiro.
A consultoria contratada trabalhará com uma equipe intersetorial de 15 servidores reunindo as várias secretarias municipais envolvidas na aprovação de projetos. 
 
 

<< Terreno no Parque das Universidades: o lugar perfeito para negócios na área de saúde>>

>> Imóveis em Destaque

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.