Profissionais da Psicologia analisam como a objetificação dos corpos dificulta a autoaceitação e provoca sofrimento psicológico

Pressão estética e a valorização de padrões corporais tidos como ideais entre as chamadas musas das escolas de samba.

[Publicado em: 12 de Fevereiro de 2024]

Compartilhe:

Passado o período do Carnaval, fatos marcantes e assuntos polêmicos ocorridos durante a folia são muito comentados. Um aspecto que ainda chama bastante atenção nesse período de festas é a pressão estética e a valorização de padrões corporais tidos como ideais entre as chamadas musas das escolas de samba.   

 

🌐 Webprop® – Simplificando o Mercado Imobiliário: Transforme sua experiência imobiliária

 

Passado o período do Carnaval, fatos marcantes e assuntos polêmicos ocorridos durante a folia são muito comentados. Um aspecto que ainda chama bastante atenção nesse período de festas é a pressão estética e a valorização de padrões corporais tidos como ideais entre as chamadas musas das escolas de samba.   

O conselheiro do CRP SP e coordenador da Subsede Grande ABC, psicólogo (CRP 06/118838) Davi Rodriguez Ruivo Fernandes, concedeu entrevista ao podcast Jabuticaba Sem Caroço, do portal Sputinik Brasil, e falou sobre como essas imposições de beleza afetam psicologicamente a saúde das pessoas e até causam adoecimentos e transtornos em relação à autoimagem.

“Quando a gente fala modelo, musa, referência… são criadas circunstâncias de exemplos, construídos a partir de normas que se tornam regras. Como esses padrões são muito exibidos e explorados, se naturalizam dentro da sociedade”, critica Davi.

O psicólogo lembra que quando o valor da pessoa é vinculado à aparência, essa objetificação dificulta a autoaceitação e desperta um sentimento de não pertencimento que facilmente provoca ansiedade, depressão e sofrimento psicológico. 

Apesar de estarmos num processo cultural de desconstrução dessas imposições, lembra Davi, é uma mudança que demanda tempo e inclui a apresentação de outros corpos nas mídias, como de pessoas pretas, gordas, com deficiência, com vitiligo ou LGBTQIA+.

📲 Ouça a íntegra do programa.

Fonte: CRPSP

Equipe Webprop®

A maneira + eficaz de ficar por dentro das tendências do mercado imobiliário de Campinas: conteúdos exclusivos e especiais da região.

Transforme sua experiência imobiliária

Oferecemos uma jornada completa, desde a avaliação até o término da locação ou venda, tudo em uma plataforma integrada. Confie na inovação tecnológica aliada à expertise imobiliária. Nossa plataforma é projetada para tornar o processo mais eficiente e descomplicado. Descubra a diferença conosco – porque alugar ou vender seu imóvel no Jardim Carlos Lourenço, Jardim Itatiaia, Jardim Andorinhas e Jardim Itayu nunca foi tão simples e vantajoso!

QUERO CONHECER A MELHOR ESTRATÉGIA PARA ALUGAR OU VENDER MEU IMÓVEL NA INTERNET

Powered by Webprop®

Saiba +

Atualização Cadastral de Psicólogos: Resolução CFP nº 05/2001 e Novidades na Carteira de Identidade Profissional

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) reforça a importância da atualização cadastral para todas as psicólogas e psicólogos do estado, em conformidade com a Resolução CFP nº 05/2001. Manter os dados atualizados não apenas facilita o contato entre o CRP e a categoria, mas também proporciona um conhecimento mais preciso sobre os profissionais em São Paulo.

Quando Atualizar Seu Cadastro?

É fundamental realizar a atualização sempre que houver mudanças nos dados cadastrais, como endereço, telefone e e-mail. Essa prática contribui para a eficácia das comunicações e aprimora o suporte oferecido pelo CRP SP aos seus membros.

Novidades na Atualização: Compreensão da Identidade

A atualização cadastral agora oferece uma oportunidade única para expressar aspectos importantes da identidade. Com a nova Carteira de Identidade Profissional (CIP), é possível incluir informações sobre autodeclaração racial, gênero, orientação sexual e indicar se é Pessoa com Deficiência(s). Além disso, a opção de informar sobre a doação de órgãos também foi incorporada.

Passos para Atualização:

  1. Geração de Senha: Inicie o processo gerando uma senha.
  2. Recuperação de E-mail: Caso tenha esquecido o e-mail cadastrado, utilize a opção “Atualize seu E-mail”.
  3. Atualização Cadastral: Utilize a senha gerada para acessar a opção “Atualize seu Cadastro”.

Lembramos que não é recomendado utilizar dispositivos móveis ou o navegador Internet Explorer para acessar a plataforma de atualização cadastral.

Dúvidas? Siga as Instruções!

Para esclarecer dúvidas, recomendamos a leitura atenta das instruções disponibilizadas na plataforma de atualização cadastral. Em caso de dificuldades, um vídeo tutorial detalhado está disponível aqui.

O CRP SP agradece a colaboração de todas as psicólogas e psicólogos na manutenção de dados atualizados, contribuindo para um registro preciso e uma comunicação eficiente entre o Conselho e a categoria.

Mantenha-se conectado com o CRP SP para mais informações e atualizações relevantes.

Fonte: CRP SP

Início Profissionais da Psicologia analisam como a objetificação dos corpos dificulta a autoaceitação e provoca sofrimento psicológico

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.