Notícia

Abertas as inscrições para a II Conferência Municipal de Educação Ambiental

Encontro irá debater o papel da educação ambiental frente às mudanças climáticas e subsidiará o Plano Local de Ação Climática - PLAC

A Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) de Campinas irá realizar nos dias 19 e 20 de outubro, no Centro Multidisciplinar de Apoio, Pesquisa e Assessoria a Educação Especial Inclusiva (Cemapa), no Guanabara, a II Conferência Municipal de Educação Ambiental. As inscrições podem ser feitas no site  https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/conferenciamunicipal/pre-inscricao  

 
A Conferência visa ouvir a população, as entidades organizadas da sociedade civil e a administração pública sobre o papel da educação ambiental frente às mudanças climáticas. As informações, críticas e sugestões coletadas  subsidiarão, também, o Plano Local de Ação Climática (PLAC).
 
Nos dois dias do evento estarão reunidos integrantes das Diretorias de Ensino Leste-Oeste, que representam quase 200 escolas estaduais no município; Secretaria Municipal de Educação; centros de educação ambiental da cidade;  redes intersetoriais; e coletivos diversos que trabalham com educação ambiental. Haverá, ainda, a participação das escolas que desenvolvem projetos de horta e pomar em suas unidades; redes intersetoriais; Terceiro Setor;  sociedade civil e poder público.
 
O debate será pautado em dois eixos temáticos: “As Mudanças Climáticas e suas Consequências – O dia a dia das pessoas e comunidades com foco nos potenciais e nas vulnerabilidades socioambientais de Campinas” e “O Protagonismo Social e a Cidadania – O papel de cada um de nós e dos Coletivos Ambientais: A atuação e a importância da educação socioambiental no município”.
 
Segundo o secretário da SVDS, Rogério Menezes, a II Conferência Municipal de Educação Ambiental é uma oportunidade ímpar para que os atores ligados à  rede de educação ambiental que se constituiu em Campinas possam dialogar  com o foco nas mudanças climáticas.
 
“A sociedade está vendo que estamos na época dos efeitos, não mais das causas. E nessa época dos efeitos nós precisamos que a sociedade esteja consciente do que está por vir, de como a gente vai se adaptar às mudanças que já estão acontecendo e de como a gente vai planejar a cidade, corrigir a rota para reduzir as emissões, aumentar o sequestro de carbono e poder trabalhar uma cidade cada vez mais resiliente nesse contexto tão complicado das mudanças climáticas”, afirma Menezes.
 
A programação completa e regulamento da II Conferência Municipal de Educação Ambiental estão disponíveis no Diário Oficial do dia 19 de setembro https://portal-api.campinas.sp.gov.br//sites/default/files/publicacoes-dom/dom/557245076709507675572419.pdf  .
 
“Esperamos ter um amplo diálogo com todos os setores para que possamos sair com um documento orientador, construído por todos, que irá direcionar os caminhos a seguir, sempre com base nas premissas do nosso Plano Municipal de Educação Ambiental”, destaca o coordenador de Projetos e Educação Ambiental da SVDS, Amandi Buzon Rondelli.
 

Site

Além da inscrição, no site criado para o evento, os internautas terão acesso a  links que conduzem a documentos diversos da Secretaria do Verde como, por exemplo, o Plano Municipal de Educação Ambiental, Plano do Verde, Plano de Recursos Hídricos e Plano de Ações Climáticas (PLAC).
 
“A ideia é que seja um espaço educativo também. Quando as pessoas entram no site, além de fazer a inscrição, também poderão navegar e se inteirar melhor sobre os Planos da SVDS e sobre o regimento da Conferência”, diz o coordenador.  
 

Programação

Dia 19 de outubro – quinta-feira

8h30 – Credenciamento e boas-vindas
9h     – Cerimônia de Abertura
9h30 – Palestra: A Educação Ambiental no município de Campinas (Rogério Menezes, Secretário Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável)
10     – Palestra: O papel dos Coletivos Socioambientais (Prof. Sandro Tonso, Unicamp)
10h30 – Palestra: Agenda Climática em Campinas (Gustavo Merlo, SVDS)
11h   – Integração entre a plenária e a mesa de palestrantes, por meio de manifestação oral e escrita
12h    – Almoço
13h30 – Apresentação do formato dos trabalhos em grupo (SVDS) e organização em grupos
13h50 – Discussão dos grupos por Eixo Temático
15h30 – Plenária (apresentação dos resultados dos grupos e deliberação)
16h40 – Encerramento

Dia 20 de outubro – sexta-feira

8h30 – Credenciamento e boas-vindas
9h     – Reabertura da mesa 
9h15  – Palestra: O papel dos Coletivos Socioambientais (Prof. Sandro Tonso, Unicamp)
9h45  – Palestra: Agenda Climática em Campinas (Gustavo Merlo, SVDS)
10h15 – Apresentação do formato dos trabalhos em grupo (SVDS) e organização em grupos
10h30 – Discussão dos grupos por Eixo Temático
11h15 –  Plenária (apresentação dos resultados dos grupos e deliberação)
12h    – Encerramento
 
13h30 – Credenciamento e boas-vindas
14h     – Reabertura da mesa 
14h15  – Palestra: O papel dos Coletivos Socioambientais (Prof. Sandro Tonso, Unicamp)
14h45 – Palestra: Agenda Climática em Campinas (Gustavo Merlo, SVDS)
15h15 – Apresentação do formato dos trabalhos em grupo (SVDS) e organização em grupos
15h30 – Discussão dos grupos por Eixo Temático
16h15 –  Plenária (apresentação dos resultados dos grupos e deliberação)
17h – Encerramento
 

SERVIÇO

II Conferência Municipal de Educação Ambiental
 
Data: 19 e 20/10
Horário: 9h às 16h40 e das 9h às 17h 
Local: Cemapa – Centro Multidisciplinar de Apoio, Pesquisa e Assessoria à Educação Especial Inclusiva 
Endereço: Rua Carolina Florence, 1145, Jd. Guanabara
 
 

<< Terreno no Parque das Universidades: o lugar perfeito para negócios na área de saúde>>

>> Imóveis em Destaque

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.